O que é o eSocial? Quais os impactos para as empresas?

O que é o eSocial? Quais os impactos para as empresas?

O eSocial, que começa a vigorar em janeiro de 2018 para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e, em julho para as demais empresas, pretende integrar em uma só plataforma várias informações onde órgãos competentes como a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social, INSS, entre outros, podem acessar e facilitar a fiscalização destas informações.

Criado pelo Governo Federal, a plataforma visa garantir os direitos dos trabalhadores e a agilidade na coleta e apuração de informações fiscais. Nessa espécie de “banco de dados”, os dados são apurados e verificados.

Apesar de assustar muitas empresas e empresários pela quantidade de informações e organização exigidos, o eSocial contribuirá para a diminuição de burocracias e custos na área contábil. Porém, o grande desafio é a integração entre setores para que as informações sejam consistentes e qualificadas. Caso contrário, as empresas podem encontrar dificuldades com informações inconsistentes.

É imprescindível que a empresa tome conhecimento dos processos englobados pelo eSocial e invista fortemente na qualificação das informações, no treinamento para os funcionários, de forma a conseguirem utilizar a plataforma da melhor maneira possível, evitando erros e incômodos com a Receita Federal e otimizando seu tempo e funcionalidade.

Saiba mais em: Programa eSocial

Sobre o Autor

Ideal123 administrator

Deixe uma resposta